MÉTODO

A pesquisa compreende a criação de um catálogo para sistematizar as informações de acampamentos planejados. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica, utilizando as  principais publicações na área de estudo, a saber: Patterns of sheltering and housing in american disasters de Quarantelli (1991); Administração para Abrigos Temporários de SEDEC-RJ (2006); Transitional settlement: displaced populations de Corsellis e Vitale (2005); The Sphere Handbook: Humanitarian Charter and Minimum Standards in Humanitarian Response da Sphere Association (2018) e Indicadores e diretrizes para a seleção e projeto de abrigos temporários móveis pós-desastres naturais de Carbonari e Librelotto (2018). Assim, com base nesses autores, determinou-se os conceitos relacionados às instalações de ajuda humanitária, como abrigos e acampamentos planejados. Ainda, selecionou-se diversos indicadores apontados como importantes na escolha dos locais de implantação dos acampamentos planejados e da estrutura dos abrigos com base em Sphere Association (2018), Carbonari (2021), SEDEC-RJ (2006) e Nappi e Souza (2014). Com base nestes critérios, elaborou-se a estrutura do catálogo, selecionando os principais aspectos que compõem os indicadores, além de sistematizar informações básicas a respeito dos eventos ocorridos e da população acolhida.

Ademais, realizou-se uma revisão e seleção dos principais desastres e casos de acolhimento de refugiados que utilizaram abrigos ou acampamentos planejados, no Brasil e no mundo. Como critério de seleção se adotou um limite temporal, entre 2010-2021.  A sistematização dos dados coletados, ou seja, as fichas de catalogação dos casos selecionados estão disponibilizadas nesta plataforma. 

O catálogo segue a seguinte proposição:

Emergência (Emergency) Emergência ocorrida. Indicar o tipo: conflito social ou desastre natural e sua descrição.
Localização (Localization) Local onde se encontra o acampamento. Indicação da localização do acampamento e da distância dos principais pontos de referência.
Data de implantação (Implantation date) Data de implantação do acampamento. Caso não esteja mais em vigor, deve-se informar ainda a data de encerramento.
Total de pessoas afetadas (Total people affected)  Número de pessoas acolhidas.
Administração (Administration) Indica os responsáveis pela administração dos acampamentos.
Estrutura do acampamento (Camp structure) Área. Indicação da área aproximada do acampamento
Expansão. Indicar se há possibilidades de expansão para o acampamento.
Layout do acampamento. Mostrar o layout do acampamento.
Área de recepção e triagem; área administrativa; área de armazenagem, depósito de mercadorias; áreas para a recepção e estoque de itens alimentícios; áreas para atendimento psicossocial e de saúde; espaço educacional e de recreação; áreas comunitárias; cozinha; refeitório; lavanderia, entre outras. Indicar a descrição, quantidade, área, dimensões, sistema construtivo e a posição no acampamento.
Serviços básicos do acampamento e acessos(Camp basic services and access) Acesso ao local Explicar o funcionamento das vias de acesso e das entradas.
Serviços básicos: esgoto sanitário; energia; resíduos sólidos; água; drenagem; proteção contra incêndio; latrinas; lavatórios; chuveiros. Indicar as soluções adotadas.
Custo (Cust) Custo de implantação do acampamento e dos abrigos.
Estrutura dos abrigos individuais (Shelter structure) Características. Indicar o tipo, a área, as dimensões e a quantidade de unidades no acampamento.
Segurança (Security) Segurança do acampamento . Indicar se o acampamento se localiza em área de risco, descrever como se dá a segurança no entorno e nas saídas.
Segurança dos residentes. Indicar como se dá o controle dos moradores e se há a presença de conflitos.
Adaptação cultural (Cultural adaptation) Implementação de estratégias para adaptação à cultura local, Projetos de equidade social e desenvolvimento sócio-econômico e Acessibilidade Universal. 
Meio ambiente e sustentabilidade (Environment and sustainability) Conforto ambiental oferecido pelo acampamento e pelos abrigos, possíveis interferências ou impactos no meio ambiente e soluções sustentáveis.
Publicações (Publications) As principais publicações sobre o acampamento, que expressam a relevância do assunto.

A catalogação deve ser realizada utilizando os formulários:

Coleta de dados catálogo acampamento planejado: https://forms.gle/RoeYKvh4AKzs46UN9

Coleta de dados catálogo mobiliário (https://forms.gle/6xvMAMxiBjNRptEh7)

Se você é gestor ou atua em um acampamento planejado, preencha o formulário para que possamos adicioná-lo em nosso cadastro. Não esqueça de fornecer os nomes dos responsáveis pelas informações e créditos para imagens, para incluirmos a devida referência em nosso cadastro.

Envie para lisiane.librelotto@ufsc.br. Agradecemos desde já a ajuda na montagem desta plataforma.